segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Força de vontade x Disciplina

OBS: O que vou escrever agora é um apanhado de ideias que absorvi durante anos de leituras esporádicas mas que nunca apliquei. Não lembro a fonte de muita coisa que escrevi, desculpem.

Don't fail me now

Certa vez li que não podemos confiar na força de vontade. Essa força é governada por um pequeno tanque de combustível interno, excelente para dar um boost nos momentos certos, porém não confiável em longo prazo. Talvez não seja essa a realidade para muitas pessoas mas percebi como isso é verdade na minha vida.

Durante essa longa caminhada (tenho quase 30 anos) observei como, empolgado com um projeto, com uma mudança, com uma nova oportunidade, sentia uma motivação forte e inexplicável. "Vou conseguir e me manterei firme" se passava em minha cabeça. Por dias realmente funcionava. Até que toda aquela força e disposição subitamente desapareciam e essa energia demorava um bocado de tempo para reaparecer.

Por outro lado, na época que frequentava igreja, muito se martelava a respeito da disciplina, disciplina, disciplina. 

Não estão ambos relacionados? Não sei vocês, mas na minha cabeça ser disciplinado significava possuir grande força de vontade.

Será que é isso mesmo, heim? Não seriam a disciplina e a força de vontade duas coisas bem distintas?

Um outro texto que li certa vez dizia que a disciplina é cultivada. Ao contrário da força de vontade, que é um tanque de energia, a disciplina é um hábito que pode ser forjado. Quanto mais praticada, mais forte se torna e mais confiável é.

O ultimo da linha precisa de punições

Isso faz um grande sentido pra mim. Percebo principalmente em conhecidos que já foram ou são militares. Estudei com dois na faculdade. Parece que têm a mentalidade de que se precisa fazer, então sentam e fazem (ao menos os que conheci) mesmo que seja chato. Cumprem prazos, raramente procrastinam e parecem mais resilientes a grandes cargas de trabalho. Enquanto eu, no meu betismo preguiçoso, sou formado em Engenharia Elétrica em uniesquina (na verdade ainda falta o TCC) sem perspectiva de emprego na área, mas aqueles dois amigos estão formados e trabalhando.

É por isso que acredito que devo desenvolver e praticar a disciplina. Que devo absorver a mentalidade de que se precisa fazer, eu faço.

Devo então abandonar a força de vontade e focar só na disciplina?

No site do Seiiti Arata, há uma tradução das séries Willpower de Steve Pavlina. Achei interessante que o artigo propõe utilizar a força de vontade não para realizar projetos, e sim para criar momento. Usar aquela energia explosiva e esporádica para criar condições no ambiente que torne mais fácil exercer a disciplina. A vontade seria a ponta de lança da disciplina. Fica a minha recomendação de leitura.

O que farei então?

Vou começar a mudar algumas atitudes minhas e rezar (literalmente) para o melhor. Acredito que mudando algumas atitudes pequenas, vou exercitar o hábito da disciplina.

Arrumar minha cama todos os dias ao acordar;
Passar fio dental e escovar meus dentes com atenção e não de qualquer jeito;
Me expor a coisas desagradáveis como tomar banhos gelados;
As nove horas da noite estar deitado na cama lendo um livro;
Me forçar a levantar da cama num horário fixo mesmo estando com sono;
Não deixar a barba ficar mal feita;
Estabelecer um horário para acessar o blog e redes sociais;

E principalmente:

Apesar de não frequentar mais igrejas, continuo temente a Deus. Sinto que preciso voltar a rezar e pedir pelo meu dia, pedir por força e agradecer pela vida que ganhei.

É isso..

Abraços!

Tony Betoso







2 comentários:

  1. Os obedientes, alcançarão o sucesso.

    Os 2 pilares do Militarismo são: Hierarquia e Disciplina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo e a disciplina eh o pilar do crescimento pessoal e financeiro. Uma grande lição do militarismo aos betas.

      Excluir